Primeiro encontro pedagógico
A educação, o ensino e toda a ação pedagógica devem ser pensados e planejados de modo que possam propiciar melhores condições de aprendizagem ao educando.
Quando se aborda a prática educativa não é somente referenciar a rotina escolar ou oferecer algumas ilustrações, é discutir sobre o currículo ou a proposta da escola. Nesse sentido, as reuniões pedagógicas são excelentes instrumentos de discussão sobre os diferentes discursos da escola. Durante as reuniões de grupo, fala-se demasiadamente das práticas, pensa-se muito no fazer, mas pouco se pensa sobre o ser professor.
A reunião pedagógica é espaço de encontro, de escuta, de trocas e de transformação. Informações que viram conhecimentos, palavras que viram documentos, vivências que viram experiências e planos que se concretizam.
As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa. Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas. É nesse momento quando todos os professores devem estar reunidos para que sejam esclarecidos quais são os aspectos que podem ser influenciados pelos dois campos, escola-professor, para que se evitem discursos trocados e argumentos atravessados durante o decorrer do semestre letivo.
Sejam quais forem as caras que a reunião pedagógica tenham, uma coisa não se deve abrir mão: da generosidade de falar aos ouvidos daqueles que escutam, interagir com aqueles que apresentam conhecimentos, experiências, pois, no mínimo, o que se ganha com esses espaços é o tempo, que constrói uma cultura coletivizada de um grupo de educadores.
Reunião pedagógica é espaço de implicação!
Sem comentários:
Enviar um comentário